27 abr Saiba mais sobre o Proconve P8
Hoje o Brasil tem mais de 2,2 milhões de caminhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que circulam pelas estradas do nosso país todos os dias, já que 75% de toda a produção nacional é transportada por caminhões. De outro lado, o alto fluxo gera uma alta queima de combustível, que contribui para a emissão de gases poluentes como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio hidrocarbonetos, óxidos de enxofre, material particulado, entre outros.
Como reduzir os impactos na natureza causados pelos veículos? No texto de hoje vamos falar um pouco sobre o Proconve, um importante programa de controle de poluição do ar, uma alternativa para redução desses danos. Confira:
O papel do Proconve
O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, Proncove, é uma iniciativa do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As duas instituições vêm desenvolvendo legislações para garantir a redução de emissões de poluentes por todos os veículos, sejam eles pesados ou leves.
Além de leis, o Proconve cria programas de inspeção e manutenção para veículos, colabora com melhorias técnicas nos combustíveis líquidos e pesquisa e incentiva tecnologias que melhorem a redução da poluição.
Desde que o Proconve foi criado, em 1986, as emissões de poluentes foram reduzidas em 98%. Antes do programa, a emissão média de monóxido de carbono de um veículo leve era de 54 g/km. Hoje, a média de emissão é de 0,4 g/km.
O Proconve conta com várias fases, para que os poderes públicos e privados tenham tempo para incorporar as ações e tecnologias necessárias. Em 2022, o programa chegou à fase P8, desde 1º de janeiro, focado em veículos pesados.
Proconve é responsabilidade de quem?
Com o Proconve, todos serão responsabilizados e devem cumprir as regras: as montadoras, adequando os seus veículos; as petroquímicas, na busca de combustíveis renováveis e/ou menos poluentes e as empresas, na hora de renovar a frota.
Com essas novas regras, vários modelos de carros, ônibus e caminhões foram retirados de linha para se adequar às leis.
Momento atual: fase Proconve P8
As fases Proconve L7, focada em veículos leves e Proconve P8, para veículos pesados, do programa tiveram início no começo de 2022, trazendo legislações específicas sobre a emissões de poluentes por veículos, determinando novos padrões de requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo (conhecido também como OBD) e testes em uso.
As normas do Proconve estabelecem, em cada fase, limites cada vez mais rigorosos para garantir a qualidade do ar nas grandes cidades brasileiras. São Paulo, por exemplo, mesmo na pandemia, registrou um aumento de 5% da poluição atmosférica, de acordo com a IQAir.
Considerando que, entre as empresas, a idade média da frota registrada é de 10,11 anos e entre os caminhoneiros autônomos, a idade média salta para 20,3 anos, a Proconve é um alerta para os gestores de frotas e caminhoneiros. Caso estejam pensando em trocar de veículo, as novas especificações devem ser obedecidas por todos os novos modelos de veículos, sejam eles fabricados ou importados.
A partir de 2023, as vendas de novos automóveis deverão estar de acordo com as determinações da P8.
Mudanças com a Proconve P8
O Proconve é um programa baseado nas normas Euro, utilizado nos países europeus. A fase Proconve P8 é a equivalente da Euro 6, que exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes:
- Redução Catalítica Seletiva (SCR);
- Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).
Cada fase do Proconve exige ainda mais níveis menores de emissão de gases do escapamento dos veículos. A fase atual prevê a redução dos limites nas emissões de gases de escapamento – da ordem de 80% para os óxidos de nitrogênio e de 50% de material particulado – em relação à fase anterior.
Redução Catalítica Seletiva (SCR)
SCR é a sigla em inglês para Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva foi desenvolvido para atender à Euro e é considerado um dos sistemas mais avançados na conversão de gases nocivos em vapores inofensivos à saúde.
Sua função é promover a redução dos óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água. Para essa reação de redução ocorrer, é injetado anteriormente no sistema do veículo uma solução formada por ureia, o que reduz em até 95% das emissões dos óxidos de nitrogênio.
Recirculação de Gases da Exaustão (EGR)
A tecnologia permite que apenas parte das fumaças pretas emitidas por ônibus e caminhões sejam lançadas no ar. Esse processo, aliado a um catalisador de oxidação de diesel e filtro para material particulado, permite que o veículo atinja os níveis de emissões de óxidos exigidos.
Diesel com teor reduzido de enxofre
Um novo tipo de diesel também foi desenvolvido para diminuir a emissão de gases poluentes. O S-10 tem 8% de biodiesel, teor de enxofre de 10 mg/kg e já é comercializado no Brasil desde 2014.
Esse tipo de combustível possui a capacidade de agir como solvente de impurezas, com o objetivo de reduzir os danos ao meio ambiente. Comparado ao diesel comum, o S-10 tem um nível de 42% de cetano, o que aumenta também o desempenho do motor.
Benefícios do Proconve P8
A introdução da Pronconve P8 traz inúmeros benefícios para o controle de emissões de gases prejudiciais à atmosfera por veículos pesados e a redução dos impactos associados na qualidade do ar e na saúde pública.
Prevê-se que em 30 anos da implementação do Proconve P8, as emissões acumuladas de veículos pesados podem ser reduzidas em 130 mil toneladas de partículas inaláveis soltadas pelos escapes, 110 mil toneladas de carbono negro, 12 milhões de toneladas de óxido de nitrogênio, 2,7 milhões de toneladas de monóxido de carbono e 24 mil toneladas de hidrocarbonetos.
O programa também traz algumas mudanças para os veículos e isso impactará também na sua empresa, que terá que adequar a frota para cumprir a lei, e assim, garantir mais sustentabilidade, além da redução de custos com veículos mais eficientes para o seu negócio.
FONTE: Valoe