Jarflex | Pedágio sem cancela está em testes na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo
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Pedágio sem cancela está em testes na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo

Pedágio sem cancela está em testes na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo

Em breve, os motoristas que trafegarem pela rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, sentirão a mudança na forma de cobrar o pedágio. A via será o “laboratório” de testes do novo sistema com passagem livre de veículos nos pontos de cobrança. O chamado “free flow”que significa “fluxo livre”, não tem cancelas nas praças e a cobrança é feita de acordo com a distância percorrida.

Desta maneira, a ideia é criar uma tarifa mais justa. Ou seja, o motorista vai desembolsar um valor proporcional aos quilômetros percorridos na rodovia. Além disso, o novo modelo permite que o veículo não precise mais parar nos pontos de cobrança. Isso deverá agilizar o trânsito. Além disso, a promessa é que também traga mais segurança nas estradas com pedágio.

Como funciona

Os pontos físicos de cobrança serão extintos. Por outro lado, a concessionária vai instalar pórticos em diferentes pontos da rodovia. Neles, haverá câmeras de monitoramento. Bem como sensores e antenas que operam mesmo em condições adversas de visibilidade.

Seja como for, quando o veículo passar por esses pórticos, as câmeras farão a leitura das imagens frontais e traseiras, capturando as placas. Enquanto isso, um scanner a laser identificará o dimensionamento em tempo real. Ou seja, ele fará leitura de características como altura, largura, comprimento e velocidade. Além disso, irá verificar o trajeto.

Enquanto isso, as antenas de identificação e as câmeras de monitoramento complementarão as informações. E os administradores farão o envio para um sistema central que recebe os dados e calcula a tarifa de pedágio. Isso de acordo com a distância percorrida.

Expansão do projeto

Segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da Concessionária Ecopistas, ainda não está ativa a cobrança aos usuários por esse sistema. Isso porque está em fase de implementação. A Artesp e a concessionária são as responsáveis por desenvolver o projeto-piloto do primeiro pedágio free flow do Brasil.

O projeto-piloto é a ponta de lança para as próximas etapas de expansão do uso destes equipamentos em São Paulo. No caso da Ayrton Senna, enquanto o projeto-piloto está em funcionamento, o pagamento da tarifa para quem usa esse trecho da rodovia continuará sendo realizado na praça de pedágio. Ela está localizada no quilômetro 32.

Experiência em outros países

O sistema free flow já é utilizado em mais de 20 países. E funciona com o uso de aparelhos que registram a circulação dos veículos de transporte nas rodovias. O modelo de livre passagem nas rodovias já é utilizado na Austrália, Canadá, Portugal, Israel e Noruega. Na América do Sul, o Chile foi pioneiro. A implantação ocorreu em 2004. Depois, expandiu-se pelo país.

 

FONTE: Estadão