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Neoenergia cria sistema de recarga para caminhão elétrico

Neoenergia cria sistema de recarga para caminhão elétrico

Caminhões elétricos da Neoenergia podem ser recarregados diretamente na rede de distribuição enquanto equipes fazem manutenção.

A Neoenergia Elektro criou uma nova forma de recarregar as baterias de caminhões elétricos. Os modelos são recarregados enquanto os funcionários fazem a manutenção da rede de energia. Ou seja, o caminhão recebe eletricidade diretamente da fonte. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da própria companhia.

Gerente corporativo de P&D da Neoenergia, José Antonio Brito diz que esse é o primeiro sistema de carregamento de caminhão elétrico do tipo no Brasil. O carregador é instalado na carroceria do veículo e pode ser conectado diretamente a pontos da rede de energia elétrica. Como o conversor fica dentro do modelo, há mais flexibilidade na recarga.

Segundo Brito, entre os benefícios estão a maior eficiência e o aumento da autonomia. “Além disso, operador pode trabalhar mais tranquilo. Ele não precisa se preocupar em voltar à base para recarregar.” E, como os veículos têm sistema de telemetria, dá para acompanhar informações sobre bateria. Assim como a melhor roteirização dos serviços.

Neonergia tem dois protótipos

Da mesma forma, é possível checar de forma remota e em tempo real se há necessidade de recarga. Bem como saber onde ficam os pontos disponíveis no trajeto. De acordo com a Neoenergia, dois caminhões estão equipados com o sistema. Os protótipos são modelos da BYD.

Segundo a empresa, foi preciso estudar vários aspectos do projeto antes de dar início aos testes práticos. Como resultado, a Neoenergia desenvolveu uma metodologia própria. Em seguida, os equipamentos entraram em operação nos municípios de Limeira e Mairiporã, em São Paulo. Ou seja, em áreas onde a companhia tem concessão para operação.

Conforme Brito, os testes vão permitir avaliar a viabilidade técnica, econômica e financeira do sistema. ?A intenção é estender o projeto às demais áreas de concessão da Neoenergia no País. Além de desenvolver a segunda fase do projeto. Ou seja, aperfeiçoar a tecnologia de acordo com regras da ANEL.

Frota eletrificada

De acordo com o executivo, há possibilidade de criação de oportunidades comerciais. A ideia é buscar parceiros dispostos a produzir a solução criada pela Neoenergia para oferecê-la ao mercado. Assim, empresas de várias outras áreas poderiam utilizar o sistema.

Em 2020, a Neoenergia iniciou a troca de sua frota de veículos com motores a combustão por híbridos e elétricos. Atualmente, a empresa tem 90 híbridos e 63 elétricos em operação. Com isso, todas as unidades administrativas da empresa têm pontos de recarga. Agora, a meta é instalar eletropostos nas bases operacionais.

 

FONTE: Estadão