08 jul Neoenergia cria sistema de recarga para caminhão elétrico
Caminhões elétricos da Neoenergia podem ser recarregados diretamente na rede de distribuição enquanto equipes fazem manutenção.
A Neoenergia Elektro criou uma nova forma de recarregar as baterias de caminhões elétricos. Os modelos são recarregados enquanto os funcionários fazem a manutenção da rede de energia. Ou seja, o caminhão recebe eletricidade diretamente da fonte. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da própria companhia.
Gerente corporativo de P&D da Neoenergia, José Antonio Brito diz que esse é o primeiro sistema de carregamento de caminhão elétrico do tipo no Brasil. O carregador é instalado na carroceria do veículo e pode ser conectado diretamente a pontos da rede de energia elétrica. Como o conversor fica dentro do modelo, há mais flexibilidade na recarga.
Segundo Brito, entre os benefícios estão a maior eficiência e o aumento da autonomia. “Além disso, operador pode trabalhar mais tranquilo. Ele não precisa se preocupar em voltar à base para recarregar.” E, como os veículos têm sistema de telemetria, dá para acompanhar informações sobre bateria. Assim como a melhor roteirização dos serviços.
Neonergia tem dois protótipos
Da mesma forma, é possível checar de forma remota e em tempo real se há necessidade de recarga. Bem como saber onde ficam os pontos disponíveis no trajeto. De acordo com a Neoenergia, dois caminhões estão equipados com o sistema. Os protótipos são modelos da BYD.
Segundo a empresa, foi preciso estudar vários aspectos do projeto antes de dar início aos testes práticos. Como resultado, a Neoenergia desenvolveu uma metodologia própria. Em seguida, os equipamentos entraram em operação nos municípios de Limeira e Mairiporã, em São Paulo. Ou seja, em áreas onde a companhia tem concessão para operação.
Conforme Brito, os testes vão permitir avaliar a viabilidade técnica, econômica e financeira do sistema. ?A intenção é estender o projeto às demais áreas de concessão da Neoenergia no País. Além de desenvolver a segunda fase do projeto. Ou seja, aperfeiçoar a tecnologia de acordo com regras da ANEL.
Frota eletrificada
De acordo com o executivo, há possibilidade de criação de oportunidades comerciais. A ideia é buscar parceiros dispostos a produzir a solução criada pela Neoenergia para oferecê-la ao mercado. Assim, empresas de várias outras áreas poderiam utilizar o sistema.
Em 2020, a Neoenergia iniciou a troca de sua frota de veículos com motores a combustão por híbridos e elétricos. Atualmente, a empresa tem 90 híbridos e 63 elétricos em operação. Com isso, todas as unidades administrativas da empresa têm pontos de recarga. Agora, a meta é instalar eletropostos nas bases operacionais.
FONTE: Estadão