Jarflex | Caminhão arqueado é uma moda perigosa
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Caminhão arqueado é uma moda perigosa

Caminhão arqueado é uma moda perigosa

É cada vez mais é comum ver caminhão arqueado (com a traseira mais alta) nas rodovias brasileiras. A moda ganhou adeptos nos últimos anos. Sobretudo com o advento das redes sociais para mostrar um estilo de vida. Mas, por outro lado, há quem faça a alteração e alegue que o veículo fica mais estável nas curvas. Ou mesmo no piso molhado com o caminhão carregado. Os médios e semipesados rígidos são os favoritos. Seja como for, suspender a traseira do caminhão tira a originalidade. Assim como aumenta os riscos relacionados à segurança no trânsito.

Do ponto de vista técnico, o arqueamento ameaça a segurança ativa e passiva do caminhão. Ou seja, ao alterar a traseira, compromete-se o sistema se segurança ativa e a frenagem do veículo. Em função da eletrônica, quando há alteração do tipo, há impactos também nos freios. Logo, o caminhão pode não realizar a frenagem com a mesma eficiência de antes.

Ademais, há a lei da física. Se o caminhão teve a parte traseira muito suspensa, evidente que o eixo dianteiro ficará sobrecarregado. Do mesmo modo, a frenagem desenvolvida para esse eixo pode falhar.

No desenvolvimento do caminhão, os freios, e os eixos, assim como a suspensão são dimensionados para se adequar às múltiplas tarefas que o veículo vai encarar. Por isso, existe a ficha técnica com as especificações de limite de carga. Bem como o manual do implementador, com especificações do limite para uma alteração. O dimensionamento do caminhão é feito pela engenharia para que o veículo trabalhe em equilíbrio. Ou seja, para que suporte o peso, o piso, bem como as intempéries que surgirem na estrada. Mas, a partir do momento em que os componentes sofrem desgastes prematuros, a segurança também é afetada.

Ao arrebitar a traseira do caminhão em busca de estilo, coloca-se a vida de outros motoristas de carros menores em risco. Isso ocorre porque, quando se levanta a traseira, o próprio para-choque fica mais alto. Dessa forma, facilita a entrada de automóveis para debaixo do implemento. Além disso, os próprios donos desses caminhões correm riscos. Em caso de uma batida envolvendo um caminhão arqueado, as chances de a carga se desprender são maiores, mesmo que esteja bem amarrada. E, se isso ocorrer, a mercadoria se desloca em direção à cabine. Assim, a depender da carga e do impacto da batida, pode causar o esmagamento do condutor.

Em 2014, Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 479 que limita o arqueamento dos caminhões. Assim, a lei permite que caminhões sejam elevados em até 2° graus. Ou seja, 3,5 centímetros por metro de comprimento. Além disso, as lanternas traseiras não podem estar 1,20 metros acima do piso. Do mesmo modo, as lanternas laterais ou luzes de posição não podem ultrapassar 1,50 metro do chão.

 

FONTE: Estadão